Decoração

Decoração e organização de quartos pequenos

30.5.16

Decoração e organização de quartos pequenos

Na maioria dos apartamentos é habitual haver mais espaço em zonas comuns, como a sala de estar, de jantar e cozinha e é dada menos importância a zonas de dormir, o que faz com que tenhamos quartos pequenos e consequentemente mais difíceis de organizar e decorar.

No entanto, e embora se coloquem alguns desafios no que respeita a colocar dentro do quarto tudo aquilo de que precisamos, existem algumas técnicas que podem ajudar a ter um quarto pequeno com todas as comodidades.

Quartos de casal pequenos
Quartos de casal

Como organizar e decorar quartos pequenos

- Ideias a ter em conta antes de decorar um quarto pequeno
- Dicas para decorar
- Como fazer quartos pequenos parecerem maiores

Quartos femininos pequenos
Quartos femininos

Ideias a ter em conta antes de decorar um quarto pequeno

- A primeira ideia a reter e pela qual a escolha dos objectos decorativos se deve reger é – todos os móveis e acessórios devem ter como propósito a arrumação. É muito importante que se evitem escolhas supérfluas que acabam por encher o quarto, sem que tenham alguma utilidade.
- O segundo ponto a ter em consideração é a versatilidade das opções. Se um elemento puder ter mais do que uma função no dia-a-dia, esse é um ponto positivo na sua escolha, uma vez que satisfaz duas necessidades sem ocupar mais espaço.
- Outro fator importante quando escolhe os móveis para o novo quarto é – se não conseguir organizar tudo por falta de espaço, opte por tentar fazê-lo em altura com prateleiras, roupeiros mais altos, ou cómodas com mais gavetas.

Quartos para estudantes pequenos
Quartos para estudantes
- Pense em portas de correr como a melhor solução, tanto a porta de entrada, como também as do roupeiro, ou de outros elementos. Desta forma evita ter que guardar espaço para a abertura das mesmas.
- Por fim, e ainda antes de começar o seu projecto decorativo, tire muitas ideias em revista da especialidade, nas fotografias abaixo, ou em redes socais visuais, como por exemplo no álbum Quartos Pequenos do Pinterest. Depois meça cada centímetro para evitar correr o risco de comprar algo que é demasiado grande para caber dentro do quarto, ou, por exemplo, uma cama que não permite que se abra a porta de saída.

Quartos de criança pequenos
Quartos de criança

Dicas para decorar quartos pequenos

- As mesas-de-cabeceira podem ser embutidas na cabeceira da cama, ou podem ser um móvel estreito com a largura da mesma que é colocado na parte de trás de um sommier.
- Uma outra solução é optar por uma cama sobrelevada onde, na parte inferior, é possível colocar arrumação (roupeiro, cómoda, etc.). Nestes casos, a mesa-de-cabeceira pode ser feita com recurso a uma prateleira colocada na parede.

Quartos pequenos partilhados
Quartos partilhados

- Uma das opções de mercado mais curiosas é à marca Italiana Dielle que constrói camas com tudo o que precisa embutido e que são a melhor opção para quartos realmente pequenos, mas onde precisa de ter tudo.
- Utilizar os mesmos móveis para fins diferentes. A mesa-de-cabeceira pode ser uma cómoda, a cómoda pode ser um toucador, um banco de arrumações pode ser uma cadeira e estas são apenas algumas sugestões possíveis.

Ideias para quartos pequenos
Ideias para quartos pequenos
- Use e abuse de prateleiras para diversos fins – como mesa-de-cabeceira, como toucador, ou para colocar objectos do dia-a-dia. Existem duas opções ainda mais versáteis que são prateleiras embutidas e que, por isso, não ocupam espaço, ou prateleiras que podem ser dobradas e que servem apenas durante o tempo de utilização como mesa de apoio.
- Se a televisão é um elemento indispensável opte por colocar na parede, desta forma evita a compra de um móvel adicional.
- Promova a organização futura, quanto mais desorganizado o quarto vier a estar, mais pequeno irá parecer. Se a roupa ao final do dia é uma preocupação e utilizava uma cadeira para a colocar, opte por ganchos de parede, por forma a que esta fique pendurada enquanto espera uma ida para o armário.
- Compre uma cama que satisfaça as necessidades e nunca maior do que aquilo de que precisa. Por exemplo, existem camas de casal de diversos tamanhos mas, se tem um quarto pequeno, opte por um dos modelos mais reduzidos.

Loja Italiana Dielle
Loja Italiana Dielle

Como fazer quartos pequenos parecerem maiores

Existem também alguns truques que pode utilizar para fazer o quarto parecer mais espaçoso, mesmo quando contêm todos os móveis de que precisa.

- Opte pelo branco para a cama, roupeiro, cómoda, mesas de apoio e mesas-de-cabeceira.
- Escolha cores claras para a roupa de cama, cortinados e tapetes. Junte ainda alguns detalhes coloridos para destacar peças pequenas e dar alegria ao quarto (quadros e almofadas).
- Diga sim aos espelhos grandes, seja aos pés, ou na cabeceira da cama, nas portas do roupeiro, ou ainda numa das paredes laterais, este é um dos truques mais conhecidos para dar profundidade a uma divisão pequena.
- Compre apenas os móveis indispensáveis, talvez possa evitar ter duas mesas-de-cabeceira, ou não comprar uma cómoda por ter um roupeiro com muitas gavetas.

Quartos masculinos pequenos
Quartos masculinos
E lembre-se, esta é a altura ideal para organizar todos os seus pertences e arrumar tudo de forma adequada. Se precisa de mais algumas dicas consulte o artigo - Detox quarto |Como organizar em 5 passos.


______________________________________________________
Acompanhe outras novidades do blog nas redes sociais

Outros temas que vais gostar

4 comentários

  1. Que ideias tão "clean" e com ar tão confortável!! =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Boa noite gostaria de algumas sugestoes meu quarto e casal comprido nao muito largo e tem uma janela em cada ponta e uma porta de cada lado uma vai p o corredor e outra p o banheiro... entao nao sei como colocar os moveis para ficar bonito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Faby, claro que posso dar algumas sugestões. Só fiquei com uma dúvida, as janelas são na mesma parede, correcto? E as portas uma de cada lado?

      Neste caso eu colocaria a cama entre as duas janelas e, em vez de mesas de cabeceira, optava por duas prateleiras para fazer o mesmo efeito, uma de cada lado e debaixo de cada janela. Na parede que não tem nenhuma abertura colocava o roupeiro e uma penteadeira colada ao roupeiro. A penteadeira poderia ter algumas gavetas, para maior arrumação, serviria para colocar os acessórios, como relógios, brincos, etc, e também para poder ter o seu espaço de assuntos femininos. Depois numa das paredes de lado, depois da porta colocaria um grande espelho, para dar uma ideia de profundidade, tornando o espaço maior e, do outro lado, talvez uma parede de molduras com algumas fotografias vossas.

      Ajudei? Beijo grande

      Eliminar
  3. Boa Tarde

    Ideias sensacionais gostaria de saber sobre morro dois comodos porem um so cozinha outro quarto e quero fazer uma sala na cosinha e nao tenho nehuma ideia e meu guardo gostaria de dividir pra mim e meus filhos como faço mas janela so tem uma janela pequena e fica canto do quarto se possivel posso mandar fotos pra vcs.

    Obrigado pela dica..

    Att
    Fabiana Bettoni

    email fabiana.bettoni20@gmail.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário!